Menu fechado

Saiba como melhorar seus estudos a distância

Vamos começar esse texto contando uma verdade que pode surpreender muita gente: fazer um curso a distância é legal, é dinâmico, mas vai exigir bastante dedicação e senso de compromisso por parte do estudante.

Pois é! A flexibilidade de tempo e a possibilidade de estudar de casa são duas vantagens que precisam ser muito bem administradas ? para tirar o melhor proveito do curso e fazer valer todo o investimento de tempo e dinheiro.

Como estudar a distância está se tornando cada vez mais popular e mais cedo ou mais tarde você pode ter que encarar essa modalidade de ensino ? seja na forma de uma graduação ou apenas alguma disciplina do curso, na pós-graduação, em um curso técnico ou livre (como de idiomas, por exemplo) ? é bom saber exatamente o que fazer para extrair o melhor desse formato!

Por isso você não pode perder as dicas que preparamos a seguir. Elas mostram como estudar a distância de forma mais produtiva, como descobrir o curso ideal e onde encontrar boas faculdades!

1. ANTES MESMO DE ENTRAR EM UM CURSO A DISTÂNCIA, CERTIFIQUE-SE DE QUE A INSTITUIÇÃO E O CURSO ESTÃO CREDENCIADOS PELO MEC

Essa é primeiríssima atitude que você tem que tomar antes de entrar num curso de graduação ou pós-graduação a distância.

O diploma EAD vale tanto quanto o presencial. No entanto, somente um curso superior credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) permitirá usar o diploma para conseguir vagas de emprego na área, dar prosseguimento aos estudos em pós-graduações e concorrer em concursos públicos que exijam esse grau de formação.

2. VERIFIQUE ONDE O POLO DE APOIO ESTÁ INSTALADO

A gente costuma pensar que, com a popularização do ensino a distância, dá para estudar em qualquer faculdade do Brasil sem sair de casa. Mas não é bem assim.

O MEC determina, por lei, que no máximo 80% da carga horária do curso superior seja no formato a distância. O restante deve ser presencial, na própria instituição ou nos polos de apoio que ela oferece.

Por isso é importante verificar se a instituição dispõe de um polo na sua cidade ou em uma cidade próxima, para onde você possa ir sem problemas pelo menos uma vez por semestre (em alguns cursos, a frequência de encontros pode ser semanal).

3. ESCOLHA A MODALIDADE DE CURSO A DISTÂNCIA QUE MELHOR SE ENCAIXA NO SEU PERFIL

Existem diversas maneiras de fazer um curso a distância, umas com mais conteúdos online e outras com uma carga de encontro presenciais mais intensa.

Eles se dividem basicamente em dois tipos:

  • A distância, com uma carga presencial mínima (a partir de 20%).
  • Semipresencial, com uma carga presencial variável que pode ir desde encontros quinzenais a até dois por semana.

A modalidade semipresencial é muito empregada em cursos com grande carga horária prática, como os de Engenharia e Gastronomia, por exemplo.

4. NO CURSO EAD VOCÊ NÃO VAI ESTAR SOZINHO!

Todo curso a distância conta com uma equipe de professores e tutores que estão sempre prontos para tirar suas dúvidas e ajudá-lo no que for preciso.

Além deles, há os colegas de turma. Ou seja, virtualmente você vai ter a sua ?galera da faculdade?. É um bom momento para conhecer gente nova, ampliar sua rede de contatos ou mesmo turbinar seu aprendizado com a troca de experiências, como se estivesse em uma faculdade presencial.

5. FAZER QUALQUER CURSO A DISTÂNCIA REQUER PLANEJAMENTO

Essa é uma das dicas mais importante para quem vai fazer um curso a distância. Planejamento é uma palavra que não pode sair do seu radar nem por um minuto.

O motivo é muito simples: nos cursos EAD os alunos têm que cumprir boa parte da carga horária por conta própria. Sem um planejamento adequado, o aluno pode acabar perdendo o ritmo e o rendimento nos estudos.

O ideal é planejar uma certa quantidade de horas para estudar por dia, como se estivesse em um curso tradicional ? e seguir essa agenda durante toda a graduação, sem desculpas!

6. PROCURE UM LUGAR CALMO PARA ESTUDAR

Por mais que o EAD seja moderno e a gente possa estudar de qualquer lugar, no computador, no tablet ou no celular, ainda é preciso providenciar um local sossegado para se dedicar às disciplinas ? afinal, todo conteúdo que você vai ver ao longo da graduação exigirá muita leitura e concentração.

Reserve um espaço em casa ou em uma biblioteca, se possível longe do barulho da TV, do local onde as pessoas mais passam, do telefone, etc.

O ideal é ficar o mais longe possível das distrações (vamos falar disso mais adiante).

7. NO CURSO A DISTÂNCIA VOCÊ VAI SER TÃO COBRADO QUANTO NO PRESENCIAL. PREPARE-SE!

Se você acha que num curso a distância tudo é moleza, talvez seja melhor repensar. Primeiro, o aluno vai encontrar um prazo bem definido para entrega de trabalhos e realização de provas. Se atrasar, perde pontos. Se não entregar, pode ser reprovado.

Em todos os cursos a distância existe uma equipe de professores e tutores para avaliar seu desempenho ao longo da graduação. Eles vão cobrar se você esquecer de entregar algo.

Além disso, o próprio sistema de aprendizagem acompanha todos os passos do aluno e é capaz de dizer se ele enviou o trabalho, se acessou determinados conteúdos, se teve um bom índice de participação geral, etc.

8. DURANTE O CURSO, ASSUMA UM NÚMERO POSSÍVEL DE DISCIPLINAS

É fácil se confundir e achar que dá para fazer muitas atividades de uma vez só, por serem a distância.

Não é bem assim. A carga de conteúdos em cada disciplina pode ser bem pesada e exigir mais tempo do que você imaginava. Evite estresse desnecessário e fuja do mau desempenho no curso.

Para isso, é importante analisar, a cada semestre, a carga horária de cada disciplina e ver se elas se encaixam no seu planejamento.

9. SEJA PARTICIPATIVO

Participar dos fóruns e chats é essencial para seu aprendizado em um ambiente virtual de ensino. Portanto, faça uso dessas ferramentas a seu favor.

Elas também são um meio importante de tirar dúvidas, propor debates e discussões ? além, é claro de criar e fortalecer vínculos com professores, tutores e outros estudantes.

10. LUTE CONTRA A DISTRAÇÃO

No ambiente virtual é mais fácil perder o foco. Basta dar uma olhadinha nas redes sociais, checar as últimas notícias em algum portal e lá se foram 2 horas preciosas que você poderia ter usado para adiantar os estudos.

O fato é que a distração será sua inimiga ao longo de todo o curso ? e é preciso ficar bem longe dela para não comprometer seu aprendizado.

Como forma de ajudar a contornar esse problema, enquanto estiver estudando, fique longe de sites e aplicativos que possam provocar distração e roubar seu tempo.

11. ESCOLHA UMA FACULDADE LEGAL PARA ESTUDAR

Pesquisar a instituição de ensino certa para você pode levar um tempinho e dar algum trabalho. Por isso separamos algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem cursos a distância em diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: guiadacarreira.com.br